DO CONHECIMENTO À AÇÃO
- Vania Costa
- Jan 31, 2016
- 2 min read

Recentemente uma mãe que estava acompanhada de seu filho de 04 anos encontrava-se muito estressada com o comportamento do mesmo e pediu sugestão de leitura para aprender a lidar com a criança que não obedecia, não tinha limites, se contrariado jogava-se no chão, só se alimentava quando queria e o que queria...
Indiquei um livro que gosto muito do psiquiatra Içami Tiba - Quem Ama, Educa! pois ele discorre brilhantemente sobre como educar com limites, estabelecer regras, ter disciplina e criar nossos filhos para serem independentes e felizes.
Quando acabei de citar o nome do livro, a mesma disse prontamente que esse ela já havia lido...estava eu diante do exemplo da ausência de colocar o conhecimento em ação, pois o conhecimento é uma função de atitude que subentendese alguma finalidade.
Para absorver ao máximo o que estamos lendo é necessário entender que precisamos LER, INTERPRETAR o conteúdo, INTERNALIZAR o aprendizado e COLOCAR EM PRÁTICA. Senão teremos o problema da mãe acima que não conseguiu associar a teoria à prática.
Existem alguns recursos para facilitar o treino da leitura produtiva; para pessoas ansiosas que tendem a apresentar dificuldade de concentração e foco na leitura (acabam dispersando), a sugestão é começar gradativamente com pequenos conteúdos- um capítulo por exemplo - e fazerem resumo. Em seguida reler o resumo e avaliar o que entendeu, pode-se imaginar estar explicando para outra pessoa o que leu – e perceber se consegue transmitir com clareza para quem não conhece o conteúdo. Se fizer essa sequencia em todo o livro, ao final, terá um resumo geral com grande aproveitamento.
Tem pessoas que encontram facilidade em memorizar o que escrevem, outros o que ouvem e gravam para repetirem várias vezes, outros grifam frases e parágrafos mais relevantes.
Você poderá encontrar seu caminho particular para adquirir o máximo de aprendizado; saberá que está certo quando algo que aprendeu começar a acrescentar, alterar ou mesmo transformar a sua perspectiva e visão diante da vida, dos outros, e o mais importante, diante de você mesmo!
Ninguém será mais o mesmo diante do conhecimento que gerar ação, mas depois dessa experiência quem iria querer continuar a ser o mesmo?
"O material desse site é informativo, não substitui a terapia oferecida por um psicólogo."
VANIA COSTA - PSICÓLOGA - CRP- 06/122039
コメント