Mindfulness (atenção plena) para sua vida
- Vania Costa
- Nov 14, 2017
- 2 min read
Como Mindfulness (atenção plena) pode melhorar sua vida.
O treinamento Mindfulness é uma técnica baseada na aceitação consciente do momento presente e integra corpo mente baseando-se na nossa experiência do -aqui agora -sem reagir, sem julgamento, permitindo em aumentar o estar consciente e atento as experiências vividas, não ficando preso a sentimentos de preocupação futura, remoendo situações passadas, sentimentos de culpa entre outros, de modo aberto, gentil - simplesmente com aceitação.
Essa consciência do momento presente, diminui nosso nível de estresse, ansiedade, pois quando estressados, ansiosos ou deprimidos, estamos reverberando o passado ou pensando em como será o futuro. Nesse sentido o Treinamento de Mindfulness nos leva a centrar e focar em nossas sensações sem evita-las, simplesmente experimenta-las com compaixão independente de serem sensações boas ou ruins, propondo uma volta a si mesmo, com consciência e atenção aos nossos atos, mudando a maneira como agimos, vivemos e nos relacionamos.
O uso de Mindfulness nos relacionamentos, a aceitação individual extrapola para os membros da família pois envolve em algo que se faz em resposta a sua própria experiencia privada,- que é aceita ou não por outra pessoa - envolve a tolerância ao estresse, podendo alterar um estímulo de desconfortável para agradável, pois existe a consciência de que um problema existe e que é relevante para a situação conjugal ou familiar, criando condições para o parceiros aumentarem naturalmente a aceitação emocional um do outro. (Dattilio,2011).
Então vamos treinar um pequeno exercício de Mindfulness?
Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos; Faça isso 3 vezes ao dia;
1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado” ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Comentarios